Itabuna - Bahia - Brasil, . Seja Bem-vindo!
Clique e confira!!!
www.itabuna-ba.com.br

Caixa Preta Itabuna - A terra onde nasceu Jorge Amado e o site Lennon Brasil.
Página Inicial

Coloque o site ITABUNA-BA como sua página inicial

Horóscopo
Não saia de casa antes de saber o que há para o seu signo!

O Tempo
Previsões para Itabuna pelo ClimaTempo.com.br

Tradutor
Navegue por páginas estrangeiras com o BabelFish Translate do Altavista.

Especial
Qual o disco da sua vida?

GACC Itabuna
Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Um pequeno gesto pode significar muito!
Ramiro Aquino
Histórias da Imprensa
(Essa turma do futebol diz cada uma...)

      O anedotário em torno do futebol é fantástico. Muitas coisas viram piada, mas alguns casos foram fatos que realmente aconteceram e que são narrados em qualquer rodinha onde se reúnam cronistas esportivos e onde se fale de futebol. Alguns colegas chegam a colecionar essas pérolas e vez por outra ouvimos "maravilhas". Para a crônica desta semana reservei algumas dessas estórias engraçadas.

      O artilheiro Beca, que andou pelo Itabuna da Bahia na década de 80, fazendo uma famosa dupla com Gerson Sodré, chegando a ser artilheiro do campeonato e indo até jogar no exterior, é uma dessas personagens folclóricas. Quando um repórter fazia aquela criativa pergunta "como está você para o jogo de hoje?" ele invariavelmente respondia, também com criatividade recíproca: "Eu e meus companheiros estamos muito bem, física e psicologicamente e vamos dar tudo de si para fazer uma grande partida".

      Sinval foi um excelente meio-campo do futebol amador do Sul da Bahia nos anos 60, mas o que tinha de intimidade com a bola, era seu contraponto no que se referia às palavras. Ele costumava inventar alguns adjetivos para tornar as suas entrevistas mais elegantes. De certa feita um repórter foi fazer uma entrevista gravada com ele, que pegou o microfone do gravador e saiu-se com esta: "É com grande satisfação que pego neste mimoso microfone..."

      No anedotário nacional tem algumas do falecido presidente do Corinthians, Vicente Matheus, a quem se atribuía muita esperteza e igual ignorância quanto à língua nacional. Uma vez o tesoureiro do clube precisava fazer um pagamento de 60 mil cruzeiros e perguntou a Matheus: "presidente, como é que se escreve 60?" O presidente corintiano não pensou duas vezes e respondeu: "faz dois cheques de 30..." É do Matheus ainda a famosa frase: "Quem está na chuva é prá se queimar e no fogo é prá se molhar".

      Mas não é só jogador de futebol ou dirigente que cometem seus pecadilhos. Na crônica esportiva há o caso do famoso narrador Oduvaldo Cozzi, que os leitores com mais de 40 anos certamente conheceram. Já veterano, ele narrava um jogo São Paulo e Palmeiras no Pacaembu quando o palmeirense Ademir da Guia, de fora da área, chutou violentamente contra o gol do São Paulo. A bola entrou no cantinho, rente à trave, mas saiu por baixo da rede, dando a impressão de bola fora, aliás como narrou o Cozzi, já com sua visão cansada. O repórter, atrás do gol, com todo o respeito, corrigiu o consagrado locutor: "Atenção meu caro Cozzi, a bola entrou e passou por baixo da rede". Ao que Oduvaldo Cozzi, sem qualquer cerimônia, emendou: "Então gritemos: Goooooooooooool do Palmeiras..."

      Por essas e outras é que o futebol, com suas alegrias e decepções, continua sendo uma "caixinha de surpresas". Prá não perder o lugar-comum.

      Ramiro Aquino é jornalista e radialista e está preparando o livro "Grandes gafes da imprensa regional".




Celular quase de graça!
RAKU'S
Intellisys
CONHEÇA A BAHIA !

Lista
Itabuna

Faça parte da nossa turma! Cadastre-se na Lista Itabuna preenchendo o campo abaixo e seja bem-vindo!
Uma lista para a Uesc
Uma lista só sobre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Inscreva-se preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail e nome. Automaticamente você passará a receber mensagens da LISTA UESC, e poderá enviar também. Seja bem-vindo ! Para entrar na lista preencha com seu E-mail:


[Home] [História] [Economia] [Curiosidades] [Localização] [Fotos] [Personalidades] [Lugares] [Fórum Itabuna] [Lista Itabuna] [Webradio] [Anuncie Aqui] [Créditos] [] [Produzido pela CAIXA PRETA]