Itabuna - Bahia - Brasil, . Seja Bem-vindo!
Clique e confira!!!
www.itabuna-ba.com.br

Caixa Preta Itabuna - A terra onde nasceu Jorge Amado e o site Lennon Brasil.
Página Inicial

Coloque o site ITABUNA-BA como sua página inicial

Horóscopo
Não saia de casa antes de saber o que há para o seu signo!

O Tempo
Previsões para Itabuna pelo ClimaTempo.com.br

Tradutor
Navegue por páginas estrangeiras com o BabelFish Translate do Altavista.

Especial
Qual o disco da sua vida?

GACC Itabuna
Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Um pequeno gesto pode significar muito!
Ramiro Aquino
Dublagem Perigosa
(ou "Como transmitir futebol sem estar no local do jogo")

      Transmitir futebol pelo rádio, na década de 60, principalmente de uma cidade para outra, oferecia muitas emoções, especialmente quando as condições de infra-estrutura ainda não eram as mais adequadas tecnologicamente e fazer um jogo era correr o risco de narrar 90 minutos de futebol e a transmissão não chegar à rádio e consequentemente aos ouvintes.

      Mas em busca de fortes emoções, parece que dessa vez o conhecido narrador esportivo Paulo Kruschewsky, partiu para o exagero. Jogariam no estádio Edvaldo Flores, em Conquista, as seleções de Ilhéus e de Conquista, pelo Intermunicipal. A Rádio Cultura de Ilhéus, que vinha transmitindo todos os jogos da seleção, não poderia ficar de fora, mas faltava patrocínio para cobrir as despesas de viagem. Foi aí que o PK tomou uma ousada decisão: "Vamos transmitir o jogo mesmo sem ir a Conquista."

      Da palavra à ação foi um pulo. Convocou os dois repórteres da rádio, Seara Costa e Jorge Caetano e combinou com eles que anunciariam a transmissão durante toda a semana e a partir do sábado se esconderiam no interior da rádio, com comida suficiente, só reaparecendo na segunda-feira, justificando assim a "viagem" a Vitória da Conquista. A transmissão seria uma dublagem feita através da Rádio Sociedade da Bahia, que transmitia todos os jogos do intermunicipal. Explicamos melhor: Um potente rádio foi instalado nos estúdios da Cultura para ouvir a transmissão da Sociedade, com saídas de áudio para os "fones de ouvido" de Paulo, Seara e Caetano. Paulo ouviria a transmissão e com atraso de pouco segundos narraria para os ouvintes da Cultura o que estava acontecendo em Conquista.

      Tudo estava dando muito certo, o som da Sociedade chegava perfeito a Ilhéus e o nosso trio, "diretamente de Conquista", fazia uma bela transmissão. Até que aconteceu o inesperado. No momento em que acontecia um penalte a favor de Ilhéus a transmissão da Sociedade sofreu uma pane e a rádio da capital saiu do ar. O mais sensato seria a transmissão da Cultura também "sofrer uma pane", mas a ousadia de Paulo não tinha limites e ele preferiu arriscar. Raciocinou que os penaltes da seleção ilheense eram cobrados pelo jogador Deco e que Deco não era de perder uma penalidade máxima. E assim Paulo prosseguiu a narração de um jogo fictício narrando o gol de penalte a favor dos ilheenses. O 1 a 0 para Ilhéus era um risco que poderia desmoralizar o experiente narrador, mas ele foi em frente e com os ouvidos atentos para esperar o retorno da Sociedade que poderia confirmar a vantagem de Ilhéus.

      Passados 10 minutos de impiedosa expectativa, volta a transmissão da Sociedade. Também impiedosamente mais cinco minutos para o locutor anunciar o placar do jogo: "Em Conquista, 20 minutos do segundo tempo, Seleção de Ilhéus 1 Seleção de Conquista 0, gol de Deco de penalte".

      Paulo Kruschewsky não resistiu e extravasou toda a sua emoção no microfone da Cultura: "Eu não disse... eu não disse..." Terminada a transmissão, na mesma noite, esquecido de que não poderia já ter chegado de Conquista em tempo tão rápido, PK desfilava pela Soares Lopes, com seu fusca/67, comemorando a vitória de Ilhéus e contando detalhes do jogo que ele não viu para incrédulos torcedores.

      Os ouvintes da emissora ilheense, sem saber da missa a metade, até hoje não entendem nada.

      (Do livro "Grandes gafes da imprensa regional", do jornalista, em fase de pesquisa e produção)




Celular quase de graça!
RAKU'S
Intellisys
CONHEÇA A BAHIA !

Lista
Itabuna

Faça parte da nossa turma! Cadastre-se na Lista Itabuna preenchendo o campo abaixo e seja bem-vindo!
Uma lista para a Uesc
Uma lista só sobre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Inscreva-se preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail e nome. Automaticamente você passará a receber mensagens da LISTA UESC, e poderá enviar também. Seja bem-vindo ! Para entrar na lista preencha com seu E-mail:


[Home] [História] [Economia] [Curiosidades] [Localização] [Fotos] [Personalidades] [Lugares] [Fórum Itabuna] [Lista Itabuna] [Webradio] [Anuncie Aqui] [Créditos] [] [Produzido pela CAIXA PRETA]