Itabuna - Bahia - Brasil, . Seja Bem-vindo!
Clique e confira!!!
www.itabuna-ba.com.br

Caixa Preta Itabuna - A terra onde nasceu Jorge Amado e o site Lennon Brasil.
Página Inicial

Coloque o site ITABUNA-BA como sua página inicial

Horóscopo
Não saia de casa antes de saber o que há para o seu signo!

O Tempo
Previsões para Itabuna pelo ClimaTempo.com.br

Tradutor
Navegue por páginas estrangeiras com o BabelFish Translate do Altavista.

Especial
Qual o disco da sua vida?

GACC Itabuna
Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Um pequeno gesto pode significar muito!
<<< Volta
Personalidades

PLINIO DE ALMEIDA
Professor

PLINIO DE ALMEIDA

      Poeta, orador, jornalista, artista plástico, desenhista, político, professor, apaixonado por pássaros, Plínio de Almeida era visto pelos amigos e pela comunidade de Itabuna como um homem de muitos talentos e ofícios. Nascido na velha cidade dos engenhos de cana-de-acúcar - Santo Amaro, na Bahia, com uma grande família de nove filhos, veio para Itabuna em 1951. Como professor, homem de letras e artista plástico, Plínio de Almeida participou de muitos eventos culturais na cidade. Foi membro da Academia de Letras de Ilhéus e da Academia Castro Alves. Pertenceu também à instituição artística literária "Casa Euclidiana", da qual era o único Embaixador no estado da Bahia em 1967.

      Como jornalista, foi redator do jornal "O Estado da Bahia" e do "Diário da Bahia"; Colaborador do jornal "A Tarde". No Rio de Janeiro, escreveu para as revistas "Vida Doméstica" e "O Malho" e trabalhou para a "Rádio Nacional" Publicou "A Grande Mensagem", "Datas históricas de Santo Amaro", "Poetas da Emoção e da Saudade", "Asas", "Fulô de Pau D'Arco" e o romance "Chão de Massapê". Participou também de várias antologias de poetas baianos de várias gerações. E, 1936, foi enviado a Portugal como "Embaixador da cultura Baiana". Como artista plástico realizou muitas exposições no Brasil e no exterior.

      Exerceu o ofício de professor por muitos anos em Itabuna. Lecionou no colégio Divina Providência, foi sócio efetivo do Conselho Nacional Geografia e correspondente da Sociedade de Geografia de Montevidéu. Morreu repentinamente do coração durante uma exposição de um artista plástico estrangeiro que ele apresentava à comunidade grapiúna.





Celular quase de graça!
RAKU'S
Intellisys
CONHEÇA A BAHIA !

Lista
Itabuna

Faça parte da nossa turma! Cadastre-se na Lista Itabuna preenchendo o campo abaixo e seja bem-vindo!
Uma lista para a Uesc
Uma lista só sobre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Inscreva-se preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail e nome. Automaticamente você passará a receber mensagens da LISTA UESC, e poderá enviar também. Seja bem-vindo ! Para entrar na lista preencha com seu E-mail:


[Home] [História] [Economia] [Curiosidades] [Localização] [Fotos] [Personalidades] [Lugares] [Fórum Itabuna] [Lista Itabuna] [Webradio] [Anuncie Aqui] [Créditos] [] [Produzido pela CAIXA PRETA]