Itabuna - Bahia - Brasil, . Seja Bem-vindo!
COLÉGIO SISTEMA MODERNO
ANUNCIE AQUI
www.itabuna-ba.com.br

Home

Agenda

Cultura

Ecologia

Eventos

Irreverência

Perfil

Polícia

Política

Surrealismo

Turismo

Caixa Preta Shopping Jequitibá Conheça o portal brasileiro dos Beatles! Itabuna - A terra onde nasceu Jorge Amado e o site Lennon Brasil. ECOBAHIA - O seu município na rede! Orelha de Pau
Página Inicial

Coloque o site ITABUNA-BA como sua página inicial

Horóscopo
Não saia de casa antes de saber o que há para o seu signo!

O Tempo
Previsões para Itabuna pelo ClimaTempo.com.br

Tradutor
Navegue por páginas estrangeiras com o BabelFish Translate do Altavista.

Especial
Qual o disco da sua vida?

GACC Itabuna
Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Um pequeno gesto pode significar muito!



E-mail:
História do cachoeira

Peu

Pedro Lemos Jandiróba ou Peu como é conhecido, 52 anos,13 filhos, morador do Bairro Santa Clara em Itabuna, onde sustenta no momento 06 filhos, os demais estão espalhados por São Paulo e outros estados. Pescador, desde da mais tenra idade, estabeleceu uma afinidade muito forte com o rio cachoeira. -"Devo tudo a ele, é de suas águas que tiro o sustento de minha família e foi dos peixes que ele me deu que criei os meus 13 filhos".

Peu que utiliza rede,tarrafa e monzuá para pescar, é um pescador nômade das margens do rio cachoeira. Ele escolhe um trecho do rio e ali acampa com sua barraca feita de pau e lona plástica de PVC.No momento ele está acampado no trecho que fica entre Ferradas e a Barra do rio Piabanha, local onde ocorre o encontro destes dois rios,enfrente a fazenda Porto Alegre.

Do rio ele tira traíra,acari,piau,camarão e pitu que leva aos fins de semana para casa, tira para o consumo da família e o excedente vende na praça em Itabuna. A crise econômica do sistema neoliberal também chega aos longínquos recantos, ninguém está imune. - "Agora mesmo com o frio o peixe entoca e não rende e pra complicar o lixo que jogam no rio, altera a vida e acaba diminuindo os peixes, há período que jogo a tarrafa e vem peixe muito pequeno, acabo devolvendo pra o rio para esperar ele crescer.

Uma pessoa como eu que vive somente de pesca é ruim, pois tem mês que não dá pra tirar nem meio salário. Mesmo assim eu não sou ingrato e trato o rio com muito zelo,ele é meu pai e minha mãe". Quando o trecho do rio não está mais rendendo, Peu arruma seus artefatos,coloca na canoa e procura outro espaço. Mas nem sempre é assim, há época em que ele se estabelece por mais de um ano. O local escolhido por ele acaba virando um pomar de frutas,legumes e árvores nativas,nas horas vagas ,Peu adentra a mata para colher sementes e plantá-las nas margens do Cachoeira .

Peu

Interior da casa de Peu

Panorâmica

Rotina



Celular quase de graça!
RAKU'S
Intellisys
CONHEÇA A BAHIA !

Lista
Itabuna

Faça parte da nossa turma! Cadastre-se na Lista Itabuna preenchendo o campo abaixo e seja bem-vindo!
Uma lista para a Uesc
Uma lista só sobre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Inscreva-se preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail e nome. Automaticamente você passará a receber mensagens da LISTA UESC, e poderá enviar também. Seja bem-vindo ! Para entrar na lista preencha com seu E-mail:


[Home] [História] [Economia] [Curiosidades] [Localização] [Fotos] [Personalidades] [Lugares] [Fórum Itabuna] [Lista Itabuna] [Webradio] [Anuncie Aqui] [Créditos] [] [Produzido pela CAIXA PRETA]