Itabuna - Bahia - Brasil, . Seja Bem-vindo!
COLÉGIO SISTEMA MODERNO
ANUNCIE AQUI
www.itabuna-ba.com.br

Home

Agenda

Cultura

Ecologia

Eventos

Irreverência

Perfil

Polícia

Política

Surrealismo

Turismo

Caixa Preta Shopping Jequitibá Conheça o portal brasileiro dos Beatles! Itabuna - A terra onde nasceu Jorge Amado e o site Lennon Brasil. ECOBAHIA - O seu município na rede! Orelha de Pau
Página Inicial

Coloque o site ITABUNA-BA como sua página inicial

Horóscopo
Não saia de casa antes de saber o que há para o seu signo!

O Tempo
Previsões para Itabuna pelo ClimaTempo.com.br

Tradutor
Navegue por páginas estrangeiras com o BabelFish Translate do Altavista.

Especial
Qual o disco da sua vida?

GACC Itabuna
Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Um pequeno gesto pode significar muito!



E-mail:
Pontal dos Ilhéus

Baía do Pontal

Ou simplesmente Pontal. É um dos Bairros mais antigo da Cidade de Ilhéus, a qual que já completou 467 anos. Separado da grande Ilha que é Ilhéus por uma baía, o bairro passou quatro séculos, isolado geograficamente, ligando os seus habitantes na base de embarcações ou balsas até a construção da ponte Lomanto Junior em 1.958. Por esta razão ganhou uma infra-estrutura de independência maior que muitas cidades de pequeno porte da região cacaueira e que a mantém, até hoje, mesmo depois da ponte.

Infra-Estrutura Comercial
O bairro tem feira própria, mercados, sacolões de verduras, açougues, farmácias, clubes, restaurantes, agência bancária, posto policial, corpo de bombeiro, agência de correios, aeroporto, pier, unidades de saúde ,colégios e uma universidade ambiental- MARAMATA, enfim um pouco tudo . Sem falar no mais belo cartão postal da cidade que é a baía que leva o mesmo nome.Hoje é um dos maiores bairro da cidade ao ponto de se subdividir em Novo Pontal, Sapetinga e Nova Brasília. Oficialmente o bairro começa na cabeceira da ponte Lomanto Junior, limitando-se ao sul com o Bairro Nelson Costa, através da pista do aeroporto, ao leste com o morro de Pernambuco e ao oeste e norte com centro da cidade. Tem uma população maior que muitos distritos do municipio.

Atração
O point da cidade hoje se concentra naquela área em função da infra-estrutura de hotéis e restaurantes que se espalham por todo bairro e em especial na av principal que margeia a baía , Lomanto Júnior, a exemplo do Le Bistrô , Morena do Mar, Pizzaria Fornaglia, Churrascaria rodeio e a lanchonete Larika. O movimento noturno é o maior da cidade, se aprofundando nas madrugadas.

O calçadão serve de ponto de encontro dos jovens que além de praticar o cooper marcam encontros .

Problema
O maior problema do bairro, o qual já poderia ter sido resolvido é o saneamento, que ainda é a base de fossa sépticas, além do mais o lençol freático é superficial e o solo do bairro de base arenosa não possui consistência colocando em risco a vida dos habitantes, principalmente no verão quando aumenta a população. Fator de reclamações constantes dos moradores e turistas, uma vez que, a maioria dos habitantes ligam, de forma clandestina, a rede de esgoto na rede fluvial, contribuindo para a poluição da baía e comprometendo a saúde dos banhistas e pescadores.

Projetos Especiais
De acordo com o sr. Zequinha , 68, morador antigo, "é que a baía do pontal por ser uma das áreas de lazer do pontal poderia receber um tratamento paisagístico especial , uma vez que as pedras que hoje servem apenas como contenção e de abrigo para ratos, baratas e pessoas mal educadas que jogam lixo".Diz. Outro morador da geração mais jovem, Marco Antonio Farias,23,estudante "a baía do pontal poderia ser transformado numa obra de arte e que serviria como expoente para o turismo, a exemplo de calçadas, arquibancadas , jardins aéreos e uma atividade econômica viável.A transformação na baía em uma marca do turismo é o orgulho de seus habitantes com diversos piers e cabanas exploradas por comerciantes e dando mais opção para os visitantes e assim colaborando para aumentar o emprego na cidade e digo mais- eu não acredito que o prefeito Jabes ribeiro venha construir uma ponte no mais belo cartão postal da cidade, pois ouço falar que será construindo uma ponte que liga o cristo ao moro de Pernambuco ?. O ligação que o mesmo está fazendo da translitorânea sul esta ficando bonito, são esta coisas que os governantes tem olhar pelo povo, pois ao mesmo tempo que esta embelezando o nosso bairro estará trazendo benefícios para a nossa cidade sem afetar a estrutura ecológica natural da paisagem.afirma

Fotos: Ed Ferreira

Baía do Pontal

Baía do Pontal

Baía do Pontal

Baía do Pontal

Baía do Pontal


Celular quase de graça!
RAKU'S
Intellisys
CONHEÇA A BAHIA !

Lista
Itabuna

Faça parte da nossa turma! Cadastre-se na Lista Itabuna preenchendo o campo abaixo e seja bem-vindo!
Uma lista para a Uesc
Uma lista só sobre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Inscreva-se preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail e nome. Automaticamente você passará a receber mensagens da LISTA UESC, e poderá enviar também. Seja bem-vindo ! Para entrar na lista preencha com seu E-mail:


[Home] [História] [Economia] [Curiosidades] [Localização] [Fotos] [Personalidades] [Lugares] [Fórum Itabuna] [Lista Itabuna] [Webradio] [Anuncie Aqui] [Créditos] [] [Produzido pela CAIXA PRETA]