Itabuna - Bahia - Brasil, . Seja Bem-vindo!
COLÉGIO SISTEMA MODERNO
ANUNCIE AQUI
www.itabuna-ba.com.br
Caixa PretaShopping JequitibáConheça o portal brasileiro dos Beatles!Itabuna - A terra onde nasceu Jorge Amado e o site Lennon Brasil.ECOBAHIA - O seu município na rede!Orelha de Pau
Digicel
Miner
Busca Especial:

Página Inicial

Coloque o site ITABUNA-BA como sua página inicial

Horóscopo
Não saia de casa antes de saber o que há para o seu signo!

O Tempo
Previsões para Itabuna pelo ClimaTempo.com.br

Tradutor
Navegue por páginas estrangeiras com o BabelFish Translate do Altavista.

Especial
Qual o disco da sua vida?

GACC Itabuna
Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Um pequeno gesto pode significar muito!


Jorge Amado
Itabuna, 24 de Junho de 2001

Leia Também:
>> ACM visita escritor no hospital e chora

Jorge Amado apresentou infecção
respiratória à noite
O escritor Jorge Amado, que se encontra internado na UTI do Hospital Aliança, apresentou quadro de infecção respiratória durante a noite. O médico do escritor, Jadelson Andrade, que chegou ontem à tarde dos EUA, divulgou o último boletim médico às 11h30. Jorge Amado respirava sem a ajuda de aparelho durante a noite quando apresentou o quadro infeccioso, que segundo o médico trata-se de uma infecção sistêmica, provocada por bacterias que estão na corrente sanguínia e atacaram o pulmão.

      Os médicos decidiram que não seria necessário entubar o escritor e foi empregada uma ventilação não invasiva, feita com uma máscara de oxigênio. Jorge Amado está recebendo antibióticos para tratar a infecção respiratória. Segundo Jadelson Andrade, a taxa de açúcar no sangue do escritor está normal, mas o escritor inspira cuidados e ainda não há previsão de quando ele poderá ser transferido para uma Semi-UTI do Hospital Aliança. Na quarta-feira, Amado deu entrada na unidade com uma crise de hiperglicemia gravíssima, que segundo Jadelson pode ter sido causada por alguma infecção bacteriana instalada no organismo do escritor.

      Na quarta-feira, as taxas de glicose no sangue de Jorge Amado passaram de 120 miligramas por decilítros para 700 ml. Já no hospital, Amado entrou em estado de coma superficial, sendo internado em regime de urgência. Na quinta-feira, o escritor não reagiu bem aos medicamentos e teve fibrilação (contrações das cavidades do coração). Ontem, no final da tarde, porém, o quadro clínico de Jorge Amado havia se estabilizado, até surgir a infecção respiratória durante a noite.

      Ontem um neurologista examinou Jorge Amado e solicitou uma tomografia, que ainda não pode ser feita porque o escritor ainda não tem condições de deixar a UTI. Os médicos aguardam a melhora no estado de saúde de Jorge para submete-lo ao exame. Hoje pela manhã a esposa do escritor Zélia Gatai, ao lado dos filhos Paloma e João Jorge, esteve no Hospital Aliança. Alguns amigos do escritos também estiveram no local para obter maiores informações sobre o seu estado de saúde.
      Fonte: A Tarde

"Médicos não querem enganar ninguém", diz mulher de Jorge
      Piorou na madrugada deste domingo o estado de saúde de Jorge Amado, 88, o escritor mais conhecido do Brasil. Ele está internado desde a quarta-feira passada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Aliança, em Salvador. Durante a tarde deste domingo, ele apresentou "discreta melhora", mas o quadro ainda é muito grave.

      "A situação dele é gravíssima", disse a mulher do escritor, Zélia Gattai. Segundo o médico particular de Amado, o cardiologista Jadelson Andrade, na madrugada deste domingo surgiu um foco infeccioso nos pulmões do escritor. Como ele sofre de diabetes, o processo agravou-se e foi necessário aumentar a dose de antibióticos. A gravidade foi apontada em um boletim médico pela manhã.

      O segundo boletim, divulgado às 18h, dava conta de uma "discreta melhora" devido à estabilidade hemodinâmica e aos "pequenos períodos de vigília" do paciente. Amado está recebendo medicação para combater o "quadro infeccioso sistêmico" e está com uma máscara de oxigênio - ele não está respirando por aparelhos nem foi "entubado". Pouco depois, às 18h40, Zélia falou com os jornalistas. Ela contou que "os médicos não querem enganar ninguém", sobre a gravidade do caso. Disse que Amado está com os olhos abertos, embora não fale.

      "Precisamos rezar", afirmou o diretor clínico do hospital, Izio Kowes. A notícia do agravamento do quadro de Amado levou admiradores e amigos do escritor, como a quituteira Dadá, ao hospital durante o dia de hoje. Os filhos Paloma e João Jorge também foram ao Aliança. O ex-senador Antonio Carlos Magalhães (PFL), serviu de porta-voz informal da família no período entre os dois boletins médicos. Chorando, disse que "a situação é muito grave", mas que "havia esperança".

      A piora de Amado ocorreu durante a madrugada. Ele foi internado na quarta-feira com uma crise glicêmica decorrente de sua diabete. Com a taxa de açúcar muito alta no sangue, começaram os distúrbios circulatórios - que levaram o escritor a um estado comatoso e a um princípio de fibrilação, ou seja, contração anormal das cavidades do coração. A situação evolui com melhora até o sábado, quando Zélia Gattai chegou a falar que o escritor deveria sair do hospital em alguns dias.

      Depois veio a piora de hoje de manhã, seguida da estabilização e "discreta melhora" de hoje à tarde. Novo boletim médico deve ser divulgado às 10h desta segunda-feira. Amado vem experimentando uma série de problemas de saúde nos últimos anos, agravados por um histórico de fumo e obesidade durante a vida toda.

      Em 1993, sofreu um infarto. Três anos depois, sofreu um edema agudo no pulmão - um acúmulo anormal de líquidos no órgão, decorrente de insuficiência cardíaca. Pouco tempo depois, ainda em 96, sofreu uma crise de angina e teve de passar por uma angioplastia para desobstruir uma artéria. Em 97, colocou um marcapasso. De lá para cá, foi internado algumas vezes - sendo o período mais longo e complicado até o atual em 99, quando ficou 15 dias no Aliança.
LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador
24/06/2001

Piora estado de saúde de Jorge Amado
Saiu o boletim médico das 18h deste domingo (24), sobre o escritor baiano: "O paciente Jorge Amado permanece sob internamento na UTI cardíaca do Hospital Aliança, tendo evoluído nas últimas 12 horas, com estabilidade do quadro respiratório e circulatório . Apresentou no último período sinais de discreta melhora caracterizada por establidade hemo-dinâmica e manutenção de pequenos períodos de vigília, mantendo-se em monitorização não invasiva e fora do respirador. O quadro infeccioso sistêmico permanece em tratamento com o uso de antibiótico. Próximo boletim amanhã (25), às 10 horas".

      Vários parentes e amigos visitaram o criador de "Gabriela" durante todo o dia. Sua esposa, a escritora Zélia Gattai, foi a primeira a chegar à UTI do Hospital Aliança. Visivelmente abatida, Zélia declarou que acredita bastante na recuperação do marido. O escritor, de 89 anos, que foi internado na última quarta-feira com hiperglicemia e infecção urinária, teve ainda a visita do irmão James Amado, da filha Paloma, do ex-senador ACM e da quituteira Dadá. O cardiologista que o atende, Dr. Jadelson Andrade, declarou que o quadro ainda é extremamente delicado. "O processo infeccioso nas vias sistêmicas foi o que mais agravou-se nas últimas 12 horas e à noite foi preciso fazer respiração artificial no paciente", informou.
      Fonte: A Tarde

Estado de Jorge Amado é estável
      O escritor Jorge Amado, 88 anos, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Aliança. Ainda não há previsão de alta, pois o estado do paciente ainda inspira cuidados. Na última sexta-feira, o escritor teve uma fibrilação cardíaca, (espécie de arritmia), e preciisou ser sedado. Jorge Amado está internado desde a quarta-feira, depois de uma crise de diabetes. O boletim médico divulgado na tarde de ontem informou que o escritor apresenta um quadro estável, com os sinais vitais mantidos e respiração espontânea (sem uso de aparelhos), mas ainda necessita de vigilância intensiva.

      "Fiquei chocada com a crise de Jorge, pois ele estava se recuperando muito bem, com muito bom humor e brincando muito até a terça feira", relatou a escritora Zélia Gattai, ontem de manhã, quando chegou para visitar o marido. Segundo Zélia, Amado sentiu-se mal e teve uma alta de glicemia. Depois de um atendimento de emergência, o escritor foi internado. Segundo o boletim médico, assinado pelo médico Jadelson Andrade e pela chefe da UTI cardíaca, Etiene Oliveira, Amado foi internado apresentando um quadro de hiperglicemia e processo infeccioso, que evoluiu nas primeiras 24h de internação para complicações cardiovasculares.

      Os médicos Íris Lessa e Lauro Lessa, amigos de Jorge e Zélia, prestaram o pronto atendimento ao escritor. "Recorremos a eles que atenderam Jorge de imediato e recomendaram a internação para que pudéssemos tomar todos os cuidados necessários para garantir sua saúde", contou Zélia. Segundo Zélia, a taxa de glicemia de Jorge chegou ao índice de 700, considerado muito alto, "mas já está em 120, que é uma taxa normal", comentou ela.
      Fonte: Correio da Bahia

Jorge Amado chegou a estado de pré-coma
      Salvador - O escritor Jorge Amado chegou a ficar em estado comatoso, teve fibrilação cardíaca, mas se recupera bem e já respira sem a ajuda de aparelhos. Sua mulher, Zélia Gattai, e a filha Paloma deixaram o quarto do escritor na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Aliança no início da tarde bem mais tranqüilas. "O pior já passou", disse Paloma, enquanto Zélia mostrava as fotos que tirou de Jorge Amado, na terça-feira, quando os dois jogavam baralho e ele estava muito bem.

      Segundo Paloma, o escritor estava sendo sedado desde a internação, mas hoje já não recebia este tipo de medicamento. "Também retiraram os aparelhos de respiração artificial", contou. Paloma informou que o pai passou por um momento difícil. "Uma infecção urinária o deixou descompensado, o que provocou o aumento da taxa de açúcar no sangue", disse, assinalando que Amado chegou a ficar em de pré-coma. Além disso, sofreu uma fibrilação cardíaca, revertida rapidamente no hospital. "Não estamos com pressa queremos que ele passe o tempo necessário no CTI até se recuperar totalmente", disse.

      Zélia mostrou as fotos tiradas do marido na terça-feira para provar que ele estava bem. O escritor aparece de camiseta, aparentemente bem disposto, sentado à mesa na casa do bairro do Rio Vermelho, jogando cartas. "Estou cansada, mas tranqüila", disse.
      Fonte: Agestado



Celular quase de graça!
RAKU'S
Intellisys
CONHEÇA A BAHIA !

Lista
Itabuna

Faça parte da nossa turma! Cadastre-se na Lista Itabuna preenchendo o campo abaixo e seja bem-vindo!
Uma lista para a Uesc
Uma lista só sobre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Inscreva-se preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail e nome. Automaticamente você passará a receber mensagens da LISTA UESC, e poderá enviar também. Seja bem-vindo ! Para entrar na lista preencha com seu E-mail:


[Home] [História] [Economia] [Curiosidades] [Localização] [Fotos] [Personalidades] [Lugares] [Fórum Itabuna] [Lista Itabuna] [Webradio] [Anuncie Aqui] [Créditos] [] [Produzido pela CAIXA PRETA]