Itabuna - Bahia - Brasil, . Seja Bem-vindo!
Clique e confira!!!
Clique e confira!!!
www.itabuna-ba.com.br

Caixa Preta Itabuna - A terra onde nasceu Jorge Amado e o site Lennon Brasil.
Página Inicial

Coloque o site ITABUNA-BA como sua página inicial

Horóscopo
Não saia de casa antes de saber o que há para o seu signo!

O Tempo
Previsões para Itabuna pelo ClimaTempo.com.br

Tradutor
Navegue por páginas estrangeiras com o BabelFish Translate do Altavista.

Especial
Qual o disco da sua vida?

GACC Itabuna
Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Um pequeno gesto pode significar muito!

Entrevista


GERALDO SIMÕES
Entrevista exclusiva com o prefeito eleito de Itabuna!

O prefeito eleito Geraldo Simões, quem diria, torce pro... América do Rio !!! Em seu escritório no centro de Itabuna, Geraldo recebeu os dois membros da equipe do Itabuna-BA, José Carlos Almeida (webmaster) e Karim Harfush (Diretor Comercial) para um papo descontraído e cheio de bom humor. Entre outras coisas Geraldo Falou da vitória nas eleições, futebol e, claro, planos para os próximos 4 anos. Não poderia faltar a ironia na hora de falar sobre a tentativa de anular as eleições para prefeito e seriedade ao se referir às declarações do Governador César Borges.

"Todo derrotado tem o direito de espernear. Eu mesmo estou agora com um abaixo-assinado para anular aquele jogo Brasil x Camarões"

O que o senhor acha do fato do candidato derrotado, Fernando Gomes, estar tentando anular a eleição?
Estou surpreso, mas estou convencido de que todo derrotado tem o direito de espernear. Isso sempre existiu no Brasil. Eu mesmo estou agora percorrendo as escolas, os bairros, com um abaixo-assinado para anular aquele jogo Brasil x Camarões, por que eu acho que o Luxemburgo escondeu o jogo e o juiz atrapalhou a partida.

O que o senhor fará até o dia primeiro de Janeiro?
Esta semana eu estava em Brasília preparando emendas no Orçamento da União, inclusive Emendas de Bancada. Itabuna nunca teve uma Emenda de Bancada, vai ter este ano e o dinheiro virá no ano que vem. São recursos vultuosos para o sistema de água e esgoto. Vamos quebrar aquele tabú de Itabuna nunca receber dinheiro de Brasília. Hoje estive em reunião com o CDL, para defender com os empresários a uma nova Lei de Responsabilidade Fiscal, que proibirá que um prefeito deixe dívidas para o seguinte. O administrador que deixar compromissos pendentes pode até ser preso e pegar até 4 anos de cadeia! Também tenho trabalhado em um projeto de revitalização do comércio de Itabuna e também mantendo contatos com universidades, técnicos. E tenho estado ocupado também formando a minha equipe de transição, conforme me faculta a Lei, que irá acompanhar o que vai acontecer na Prefeitura até o final de Dezembro.

O seu secretariado já está formado?
Não... não iniciamos ainda o debate do secretariado, não. Nós já nos reunimos para determinar a composição da coligação "Levanta Itabuna", para escolher o meu nome e o de Ubaldo, e por enquanto só. A discussão para escolher o secretariado nós iremos fazer talvez no começo do mês que vem. O certo é que será um secretariado formado por pessoas de Itabuna, e as pessoas mais preparadas de Itabuna.

Apesar da vitória, o Sr. vai ter que administrar a Prefeitura com minoria na Câmara. Como resolver este impasse?
Nossa coligação elegeu 8 vereadores, a do adversário elegeu 11. Mas lá existem pessoas de bem, com as quais estamos mantendo contato no sentido de tentar provocar uma mudança partidária e conseguirmos uma maioria na Câmara. Não que eu queira controlar e amordaçar a Câmara, mas é preciso uma boa maioria na Câmara para poder fazer um governo de boas relações entre o Executivo e o Legislativo. E também para trabalhar na moralização daquela casa. Não adianta ter um Executivo transparente e democrático e uma Câmara numa situação de desgaste, como está agora.

"Vamos acompanhar o que vai acontecer na Prefeitura até o final de Dezembro."

Essa foi a primeira derrota do político Fernando Gomes. Teve um gostinho especial a vitória?
Não... não, pra mim não. Aliás, eu acho até que as pessoas tem que aprender a perder. Eu sou acostumado a perder, acostumado a ganhar... e a própria Bíblia diz que "o que importa não é a derrota ou a vitória, mas a maneira com que se procede". Agora, quando as pessoas estão acostumadas apenas a ganhar ficam arrogantes, prepotentes, truculentas, e não se conformam com a derrota. Pra mim o adversário não é o prefeito derrotado, mas os grandes adversários são a violência, o desemprego, a fome que passam muitos itabunenses. E nós teremos 4 anos para derrotá-los.

Há anos Itabuna não tem uma Secretaria de Cultura. O Sr. pretende reativá-la?
Tenho me reunido com artistas da cidade, e tenho duas idéias: uma seria a Secretaria de Cultura e outra seria uma Fundação Cultural. Vamos escolher juntos o que é melhor para o momento, até do ponto de vista orçamentário, para que haja mais investimento nessa área. Mas a idéia também é retomar o debate para a reativação do teatro estudantil de Itabuna, ter uma atuação no resgate da cultura grapiúna, nossas datas importantes, história da cidade, para que a cultura também contribua na elevação da auto-estima do nosso povo.

"Onde tiver um cheiro de dinheiro nós iremos buscar"

O uso da máquina administrativa levou milhares de pessoas à boca-de-urna. O Sr. chegou a ter dúvidas quanto ao êxito nas eleições?
Eu estou saindo dessa eleição mais religioso do que eu entrei. Sou uma pessoa religiosa desde menino, mas fiquei muito mais, pois enfrentamos uma máquina extraordinária, que não foi apenas o dinheiro da Prefeitura: foi a arrogância coronel da Polícia de Itabuna, a parcialidade do juiz eleitoral, foi aquela pressão do governador do estado da Bahia, um somatório de autoridades e de dinheiro que eles usaram nessa campanha e conseguimos derrotá-los com uma campanha que nem comício teve, pois não tínhamos dinheiro nenhum. Cada um conversa com Deus da sua forma, mas nas minhas conversas com Deus eu disse que me conformaria com qualquer resultado que tivesse essas eleições em Itabuna e que Ele escolhesse o que achasse melhor para a cidade. No dia da eleição o que eu vi foi vinte mil pessoas fazendo boca-de-urna para o adversário. Fui hostilizado no Estadual, no Imeam, na Califórnia, mas isso na rua, e quando eu chegava nos locais de votação eu sempre era tratado com muito carinho. Então eu sabia que era uma eleição disputada e estava preparado para qualquer resultado.

O governador declarou que parceria só com o adversário. Será que ele vai manter essa atitude?
Geraldo Simões fala a Karim e JC Essa foi uma frase infeliz, em um momento de calor eleitoral, embora não justifique. O governador tem que ter o ritual do seu cargo, tem que ter relações com as autoridades municipais, independente do partido. Nós já nos manifestamos contra aquilo durante a nossa campanha eleitoral e para mim é um episódio do passado. Até por que o mesmo governador e o senador Antonio Carlos Magalhães já declararam depois da minha vitória e da de outros candidatos do PT, como em Conquista, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Alagoinhas que irão trabalhar com quem ganhou as eleições, independente de que lado estão.

Com a nova administração serão inevitáveis cortes de pessoal. Como administrar um momento tão delicado?
No meu primeiro governo eu não demiti ninguém. Encontrei 3.300 funcionários e fomos com esses funcionários até o último dia de mandato. Não é da nossa política a demissão de funcionários. Claro que a nossa Secretaria de Administração irá estudar o caso, pois há uma lei em que a Prefeitura não pode trabalhar com mais de 60% do orçamento com despesas de pessoal. Então vamos cumprir essa legislação. Mas repito: não é plano da nossa coligação "Levanta Itabuna" demitir ninguém.

Quase ninguém sabe o nome do atual vice-prefeito. Como irá atuar Ubaldo Dantas?
Pois é, o meu vice é um vice que fala, que tem prestígio, influência, irá opinar no nosso governo. Iremos somar. É melhor ter um vice-prefeito que some do que um que diminua. Além do vice temos também outros quadros importantes, como João Xavier, o Davidson, o Marcos Wense, o Renato, o Moacir, o pessoal do PPS, do PV, então formamos a melhor coligação que Itabuna poderia ter e vamos formar também o melhor governo.

Onde irá buscar recursos?
No governo da Bahia, pois Itabuna repassa anualmente para Salvador 50 milhões de reais, e queremos uma parte disso de volta para Itabuna; no Governo Federal, através de bancadas orçamentárias de bancadas ou individuais; em Ministérios, organizações não-governamentais internacionais, como eu fiz no primeiro mandato. Onde tiver um cheiro de dinheiro nós iremos buscar, para resolver os problemas da nossa cidade e do nosso povo.

Temos recebido através do nosso site - no fórum, por e-mail, na lista de discussões e até pelo ICQ - muitas mensagens de "Parabéns Itabuna", por causa da sua eleição, de itabunenses que moram fora, muitos em outros países. Que mensagem o senhor deixa para esses internautas?
Muito obrigado às pessoas que moram fora do Brasil, que tem observado governos modernos, democráticos, com uma qualidade de vida melhor nas cidades onde moram. Eles não poderiam concordar nunca com um governo que sufoca, que oprime, com estilo autoritário, que tem levado Itabuna para as manchetes negativas da imprensa nacional. No nosso governo nós queremos continuar recebendo incentivo das pessoas que moram longe daqui e convidá-los a visitar a nossa cidade e acompanhar essa mudança que com certeza ocorrerá, a partir do dia primeiro de Janeiro.

JOGO RÁPIDO:
Sorvete (ele estava saboreando um): "Só do Danúbio"
Time de futebol: América do Rio de Janeiro
Homem: Jesus Cristo
Mulher: Minha esposa Jussara
Cidade: Itabuna
Trabalho: "Uma maneira de dignificar a pessoa, de viver do que recebe." Karim Harfush, Jose Carlos e Geraldo Simões
  • Algum comentário sobre essa entrevista?
    Registre-o no Fórum Itabunense.
  • Visite o site de Geraldo Simões: www.geraldosimoes.com.br.





Celular quase de graça!
RAKU'S
Intellisys
CONHEÇA A BAHIA !

Lista
Itabuna

Faça parte da nossa turma! Cadastre-se na Lista Itabuna preenchendo o campo abaixo e seja bem-vindo!
Uma lista para a Uesc
Uma lista só sobre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Inscreva-se preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail e nome. Automaticamente você passará a receber mensagens da LISTA UESC, e poderá enviar também. Seja bem-vindo ! Para entrar na lista preencha com seu E-mail:


[Home] [História] [Economia] [Curiosidades] [Localização] [Fotos] [Personalidades] [Lugares] [Fórum Itabuna] [Lista Itabuna] [Webradio] [Anuncie Aqui] [Créditos] [] [Produzido pela CAIXA PRETA]