Itabuna - Bahia - Brasil, . Seja Bem-vindo!
Clique e confira!!!
www.itabuna-ba.com.br

Caixa Preta Itabuna - A terra onde nasceu Jorge Amado e o site Lennon Brasil.
Página Inicial

Coloque o site ITABUNA-BA como sua página inicial

Horóscopo
Não saia de casa antes de saber o que há para o seu signo!

O Tempo
Previsões para Itabuna pelo ClimaTempo.com.br

Tradutor
Navegue por páginas estrangeiras com o BabelFish Translate do Altavista.

Especial
Qual o disco da sua vida?

GACC Itabuna
Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Um pequeno gesto pode significar muito!
<<< Volta
Curiosidades

A Ilha do Jegue
      A ilha fluvial do rio Cachoeira, cujo restos ainda hoje podem ser observados ali em frente ao Ed. Módulo Center, ocupava uma área coberta d vegetação com cerca de 2 hectares. Foi chamada de "ilha de Marimbêta", ilha do Capitão Aristeu", "ilha Temistocles", passando a chamar-se, depois de 1920, de "ilha do Jegue".
      As primeiras denominações originaram-se dos seus proprietários. "Marimbêta", por fazer parte da propriedade do mesmo nome, pertencente a Félix Severino do Amor Divino, seu primeiro dono; "Temistocles" Lisboa; "Aristeu"por ter sido arrendada ao capitão Aristeu Marques, antigo delegado de polícia desta cidade, que ali montou um estábulo com uma pequena chácara e, finalmente, "Ilha do Jegue", porque numa das grandes enchentes do rio Cachoeira, a de 1920, nela ficou preso, com água pelo pescoço, um pobre jumento que foi alvo de compaixão de curiosidade pública durante quatro dias.

Brigas entre filarmônicas
      Em uma das muitas brigas entre os componentes das duas filarmônicas locais - Lira e Minerva, um exalto adepto da Minerva, descarregou toda a sua raiva, apunhalando em praça pública o bombo da Lira.

A primeira bicicleta
      A primeira bicicleta que em Itabuna, foi adquirida pelo Sr. Alcebíades Brandão, conhecido alfaite desta cidade. Aconteceu em 1912 e segundo informações prestadas por Alcebíades, quando ainda vivia, a referida bicicleta custou 90$000 (noventa mil réis).

Intendente ou Prefeito?
      A partir de 24 de outubro de 1930, desapareceu a desgnação Intendente, que foi substituída pela de Prefeito. A sede da administração, que se chamava Intendência ou Paço Municipal, passou a chamar-se Prefeitura. Os legisladores, que eram designados Conselheiros tomaram a designação de vereadores, o local das reuniões que era Conselho Municipal, passou a chamar-se Câmara de Vereadores. Desta forma o primeiro Intendente de Itabuna foi o Dr. Olinto Leone e o primeiro Prefeito foi o Sr. Glicério Esteves de Lima.
De todos os administradores de Itabuna apenas 2 faleceram durante a gestão, o primeiro foi o Intendente Dr. Olinto Leone e segundo foi o Prefeito José de Almeida Alcântara.

Eleição unânime
      O Cel. José Kruschewsky, foi o único candidato a Intendente do Município de Itabuna, que foi eleito por absoluta maioria dos votos, só não obteve unanimidade porque um dos eleitores votou no Cel. Firmino Alves, mesmo sem este ser candidato.

Pena de morte
      No dia 18 de janeiro de 1938, o mercenário Gabriel Batista, assassinou sua amante Maria Oliveira. O crime apesar de bárbaro, foi um fato comum, tendo entretanto grande repercussão, porque ao preparar o processo para evitar ao Juiz, o Delegado da época, Dr. Alberto Galvão, sugeriu a pena de morte para o crimonoso.

Sob a CINQÜENTENÁRIO
      Em 1934, quando se tratava de substituir o calçamento de pedras por paralelepípedos na Rua J.J. Seabra, hoje Av. do CINQÜENTENÁRIO, foram encontradas selas, paus de cangalhas e caçambas de metal, lembranças da antiga Rua da Lama.
     
Curiosidades Administrativas
Dois administradores, foram destituídos , por efeito de golpes políticos o primeiro foi o Intendente Benjamim de Andrade, pela revolução de 1930 e o segundo, foi o Dr. Claudionor Alpoim, pelo golpe de 1937.

...

      Alguns administradores, deixaram o cargo por conveniencia própria foi o Dr. Gileno Amado, para candidatar-se ao cargo de Deputado Estadual, e o segundo foi o Sr. José de Almeida Alcântara pelo mesmo motivo.

...

      O Dr. Francisco Ferreira da Silva, foi o administrador, que mais tempo passou no poder: Na primeira gestão governou durante 6 anos, 11 meses e 9 dias e na segunda 4 anos.

...

      O primeiro filho de Itabuna, a administrar a sua cidade natal, foi o Sr. José Nunes de Aquino, o segundo foi o Dr. Ubaldino Brandão.




Celular quase de graça!
RAKU'S
Intellisys
CONHEÇA A BAHIA !

Lista
Itabuna

Faça parte da nossa turma! Cadastre-se na Lista Itabuna preenchendo o campo abaixo e seja bem-vindo!
Uma lista para a Uesc
Uma lista só sobre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Inscreva-se preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail e nome. Automaticamente você passará a receber mensagens da LISTA UESC, e poderá enviar também. Seja bem-vindo ! Para entrar na lista preencha com seu E-mail:


[Home] [História] [Economia] [Curiosidades] [Localização] [Fotos] [Personalidades] [Lugares] [Fórum Itabuna] [Lista Itabuna] [Webradio] [Anuncie Aqui] [Créditos] [] [Produzido pela CAIXA PRETA]